terça-feira, 16 de abril de 2013

JORNALISTAS LANÇAM, EM SANTARÉM, LIVRO COM REPORTAGENS SOBRE CIÊNCIA

 Via Manuel Dutra

O trabalho é produto do Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Científico, realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará com a colaboração da UFPA. O livro coletivo foi orientado pelo Professor Samuel Lima, da Universidade Federal de Sta. Catarina. São 24 alunos-jornalistas que, além deste trabalho, estão realizando pesquisas para a produção de reportagens especiais, para conclusão do curso, e que serão publicadas em forma de texto impresso, programas para TV e Rádio ou ambiente digital. No segundo semestre todo esse material será disposto na internet. O curso de Santarém é o primeiro do gênero na região Norte. O lançamento do e-book será dia 18, ás 18 horas, na sala 108, Campus Tapajós da UFOPA.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA



Sindicato dos Jornalistas do Pará
Fundado em 17 de novembro de 1950

Diretoria Regional Oeste do Pará
(instalada em 24 de novembro de 2012)



ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Pelo presente edital convoco, na forma das disposições estatutárias, os senhores associados deste Sindicato e demais integrantes da categoria profissional para a Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 20/04/2013, sábado, nos seguintes horários:

1.    Às 10h00, em primeira convocação;
2.    Às 10h30, em segunda convocação;

Estão convocados para a assembleia os jornalistas empregados nos jornais: Jornal de Santarém e Baixo-Amazonas (JSBA), A Cidade, Gazeta de Santarém, O Impacto, Tribuna do Tapajós, O Estado do Tapajós; e nas empresas de rádio e televisão: Rádio e TV Tapajós (Globo), Rádio e TV Guarany (Record), Rádio e TV Santarém (RBA/Band), TV Amazônia (Rede TV!), Rádio e TV Ponta Negra (SBT), TV Record News e Rádio Rural AM, com a seguinte pauta:

a)  Discussão e deliberação sobre a proposta de norma coletiva de trabalho a ser apresentada a categoria;
b)  Instaurar em caráter permanente a assembléia geral;
c)  Autorizar a Diretoria a instaurar dissídio coletivo, em caso de malogro das negociações em sua fase administrativa com poderes, inclusive, para celebrar acordo nos autos do processo de dissídio coletivo;
d)  Oportunidade de exercer direito de greve;
e)  Escolha da Comissão de Negociação.

A assembléia geral terá lugar na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção Civil, sito à Avenida Mendonça Furtado canto com Avenida Barão do Rio Branco.


Belém, 11 de abril de 2013.



SHEILA CRISTINA FARO REIS
Presidente do Sinjor-PA

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Da série "Demasiadamente Humana..."



*Coisas de Ronilma....


Correria do dia a dia

Um minuto perdido

Um estresse a mais

Um impulso

Uma palavra “mal dita” e pronto..! Você magoa alguém tão fácil...

Os segundo são poucos para fazer o calculo entre o pensar,  o sangue que corre nas veias e  o agir.
E se a decisão for verbalizar toda a pressão...

Se tiver que romper um silêncio que te incomoda, que seja da melhor forma possível, porque palavras são flechas lançadas que não voltam mais.

Acho que ainda não tenho a sabedoria que preciso, mas ainda consigo aprender com os meus erros...




domingo, 7 de abril de 2013

Ser jornalista é...



Manter o bom humor, mesmo após tomar aquele chá de cadeira  comprometendo o deadline do dia.

É receber centenas de respingos, daquele entrevistado “eloquente” que não para de cuspir, e no final nem tem tanta coisa importante pra dizer. (se não os respingos eram até suportáveis)

É manter  a postura  com aquele entrevistado  influente, que se acha no direito de  tentar  intimidar você, aquele do sobrenome grandão, com mil conhecidos na cidade, inclusive do seu chefe.

É ter sobriedade suficiente pra não dar uma “voadeira “ naquele entrevistado que te passa uma cantada podre e barata, porque ele é uma verdadeira “autarquia  nacional” e uma fonte em potencial.

Ser jornalista é ter a incrível capacidade de aparecer no vídeo com cabelo arrumado, maquiagem feita e roupa alinhada, mesmo após ter enfrentado  um dia de correria no calor , na chuva ou  na lama.

Ser jornalista é falar sozinho no meio da rua, tentando fechar o texto da passagem e ainda assim  parecer normal.

É se equilibrar  entre a gramática , os  jargões jornalísticos, policiais e o juridiquês, torcendo para que a boa e velha gramática prevaleça no texto nosso de cada dia.
Ser jornalista é comemorar a vitória e luta das outras categorias, enquanto a nossa  tá mais funda do que o Titanic.

Ser jornalista é celebrar a incrível capacidade de comunicar para juízes e garis ao mesmo tempo.

É  saber que todos  os seres humanos, são absolutamente iguais, independente  de sobrenome ou classe social ,e ainda assim lembrar o pronome de tratamento adequado para cada um.

Ser  jornalista é ter passe livre nas festas e eventos mais badalados ,apenas por ser jornalista , mesmo sem ter um centavo no bolso.

É  segurar o choro durante uma matéria com vitimas...

É escrever humor, mesmo quando o coração tá apertado.

Ser jornalista é driblar o tempo, as emoções, os problemas, porque o leitor, o ouvinte telespectador não tem  nada  com isso.

Ser jornalista é contar piadas com os colegas durante uma cerimônia fúnebre (alias oh! Povo pra contar piada!)

É ter capacidade de rir da própria situação financeira.

É ter a capacidade de levar esporro  e engolir o choro.

É  passar horas de sono, repassar mil vezes o texto..deixar o namorado (a) marido  sozinho e correr por conta de um factual.

É desafiar aquele politico corrupto, arriscando perder o emprego ou ser riscado do mapa.

É acreditar que pode fazer uma matéria que pode contribuir a melhorar o mundo.

É receber ligações da mãe, dezenas de vezes, pra saber se você não foi o alvo durante aquela briga de gangues, cobertura de prisão de traficantes, assaltos e batidas policiais.

Ser jornalista é não ter nada para comemorar no dia do jornalista e ainda assim achar não consegue mais viver sem isso.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Perdi o riso

Alguém já teve a sensação de ter perdido o riso?

Pois bem, essa é a sensação que estou nos últimos dias....

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sinjor reúne com jornalistas em Santarém

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Sheila Faro, estará em Santarém no próximo sábado (6), quando realizará uma reunião com todos os jornalistas que atuam em Santarém, para iniciarmos o debate sobre os salários dos profissionais, registro e filiação ao sindicato.

Na oportunidade, a diretoria regional provisória do Sinjor, empossada durante o segundo seminário de jornalismo realizado em novembro de 2012, assumirá em definitivo seu papel de articulação das demandas dos jornalistas desta região.

O Sinjor convoca todos os profissionais de imprensa que tenham interesse em debater este tema. Será um momento histórico para todos, até porque esse debate já vem sendo realizado através das redes sociais.

O encontro será sábado, 06 de abril, às 10h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, na Avenida Mendonça Furtado canto com Barão do Rio Branco (Altos).