quarta-feira, 21 de maio de 2014

Jatene tem forte rejeição no Oeste e no Sul/Sudeste do Pará

A aspiração separatista das regiões centradas nas cidades de Marabá e Santarém será um peso para o governador paraense Simão Jatene, do PSDB, na sua tentativa de se reeleger. A lembrança do plebiscito pela emancipação do Carajás e do Tapajós, realizado em dezembro de 2011, torna-se um item nada desprezível para os candidatos nas eleições gerais de outubro próximo. Mesmo tendo sido derrotado no âmbito do Estado do Pará, naquelas regiões o “Sim” obteve em torno de 95% das adesões aos novos Estados.

Foto: Em novembro de 2013 o governador meteu-se num bate-boca com um grupo de alunas da Escola Estadual Rio Tapajós, em Santarém, fato que obteve grande repercussão em todo o Pará. Sinal claro da rejeição?
Dessa forma, não será fácil a campanha pela reeleição do governador Simão Jatene, assim como dos “candidatos de fora”, como são chamados em Santarém e Marabá os políticos de outras regiões, especialmente aqueles que têm as suas principais bases eleitorais na capital, Belém.
Uma considerável parcela do eleitorado rejeita o nome do atual governador, segundo levantamento prévio da Doxa, empresa de pesquisa presidida pelo cientista político Dornélio Silva. 
Quem dá a explicação é o próprio Dornélio:

“Nas pesquisas eleitorais deste ano, pretendo acrescentar a questão do separatismo, já que essa é uma variável imprescindível na decisão do voto dessas duas regiões que pretendem a emancipação. Em estudos anteriores, realizados em outubro de 2013, já coloquei essa questão. O que vimos foi uma forte rejeição ao nome de Jatene, tendo em vista que a lembrança do plebiscito está muito presente. O Jatene, ao escolher o deputado federal Zequinha Marinho (PSC), como candidato a vice-governador, tem o claro objetivo de segurar os votos do Sul do Pará, já que Zequinha é oriundo daquela região (Conceição do Araguaia), além de contar com o forte apelo evangélico. Acredito que vão prevalecer os votos dos candidatos da região em detrimento dos de fora, convergindo os votos no campo local das regiões que pretenderam a emancipação".
Bússola Eleitoral

Dornélio Silva acrescenta: “Pensando principalmente nos candidatos a deputados estaduais e federais que têm dificuldades de encomendar pesquisas, a gente pensou e lançou um produto intitulado Bússola Eleitoral. Vamos fazer as pesquisas pelas 12 regiões de integração onde podemos identificar melhor os redutos de cada deputado. Claro que vamos medir a intenção de voto de governador, senador, presidente”.
A Bússola Eleitoral começará pela Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara). “Anunciaremos quando a pesquisa estiver concluída. Ao mesmo tempo, informaremos o início da próxima pesquisa e a região a ser pesquisada”.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Amigo é aquele que te leva nas costas quando necessário


Todo mundo sabe que trabalhar em equipe não é uma das coisas mais fáceis do mundo,  e é no dia a dia, que aprendemos a melhor forma de fazer isso.
 Um dos meus parceiros de externa é o repórter cinematográfico Talison Lima (Tadisson, Falison, ou paquito).

 Quando a gente  entra no carro pra trabalhar, por mais difícil que seja nosso dia, nos sempre conseguimos rir e brincar muito de tudo.
 Mesmo quando eu digo "_ Não vem não, que eu hoje eu to de TPM, se você ouvir sertanejo eu te jogo do carro!" Ainda assim as gargalhadas fluem naturalmente, rs
 Não tem como não trocarmos segredos, e ajudarmos um ao outro nos momentos de dificuldade.
Nossas famílias vão se tornando amigas, e filar “boia” um na casa do outro, acaba virando tão natural quanto espirrar. 

Eu teria mil histórias pra contar desse figura, mas vou guardar todas em  um cantinho especial da memória e do coração. 

Valeu Paquito! Pode ter certeza que jamais vou esquecer dos lanches baratos e dos barzinhos   cretinos  e de  má reputação  que  você  já me apresentou nessa cidade, se aproveitando daquela famosa situação de “ Hoje é a meu dia de pagar o lanche”.

Mas, amizade é isso mesmo, suportar o peso dos maus  hábitos um do outro. Rs
Acho que o que mais funciona na nossa parceria, é que sabemos que  trabalhar com seriedade não implica em trabalhar de mau-humor ou tratar as pessoa mal.

E quero te dizer que fazer os entrevistados mais tensos,  ficarem a vontade, dar risada...Isso é um talento incontestável. Mas,"manera"  na hora de inventar as histórias...Se não, não controlo o riso, e sabes que eu preciso mostrar toda a minha seriedade nessas horas.

Teu lema é compositor para os compositores, pescador para com os pescadores ,mas piloto de avião é demais! kkkkk

E não esquece que continua me devendo um lanche muito bom!


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Eu não



Eu não vou servir de modelo pra nenhuma instituição ou religião.

Não quero ser usada como referencia pra nada, e também  não quero ser  símbolo do bem ou do mal.

Não me ofereça um titulo pra que eu levante em troca a sua bandeira.

 Não tente corromper  os meus sonhos limpos, com seu discurso profano, com essa falsa ideologia, e  essa ambição disfarçada de caridade. 

Não to concorrendo a miss bondade, pra suportar a tua “loucura”.

Tenho  planos, sonhos  e contas que terei que acertar, e pode apostar que nenhum deles é com você.

Então não espere que eu me importe, com o que você pensa de mim!