domingo, 8 de dezembro de 2013

O mito da Alma gêmea

Uma das coisas que tem ajudado as pessoas a se esquivarem de qualquer responsabilidade pelo sucesso ou fracasso no casamento (em qualquer relacionamento), é o mito da alma gêmea.
A ideia é que todos temos  uma gêmea, alguém que com completará e nos fará perfeitamente felizes. Mas de onde surge essa ideia? Ela veio da mitologia grega.

De acordo com o mito o ser humano originalmente tinha quatro braços, quatro pernas, e uma cabeça feita de duas faces. Mas Zeus chamado todo-poderoso deus grego, temia o poder dos humanos e dividiu ao meio, condenando-os a passar o resto de suas vidas procurando pela outra metade, que os completaria.

Desde então, a maioria das culturas tem romantizado a ideia de que cada pessoa tem a sua alma gêmea, alguém que compartilha com ela uma afinidade profunda e natural no campo afetivo, simpático, amoroso, sexual e espiritual. Este conceito implica que as pessoas são as duas metades de uma alma e eu devem se encontrar para serem felizes.

Este mito está profundamente enraizado nas mentes da maioria das pessoas. Ele permeia grande parte das obras de dramaturgia, desde Hollywood até as novelas e filmes infantis. Quem já não assistiu uma cena tipica de filme onde a noiva entra na igreja, encontra o noivo no altar, mas esta´cheia de duvidas porque acha que aquela pessoa não é "sua outra metade"? E todos os telespectadores, somos levados a crer que , na verdade, a alma gêmea dela está ali entre os convidados (ou no aeroporto prestes a pegar o avião e ir embora, dependendo do filme que você viu), e ficamos torcendo para que ela não faça a besteira de ser casar com a pessoa errada. Então ela finalmente vira e sai correndo, abandonando o pobre coitado do noivo o altar, para se unir a "outra metade".

Até no meio cristão, apesar de não haver nenhuma base bíblica para a crença de que Deus teria criado uma alma gêmea para cada pessoa, muitos vivem orando para encontrar a sua "cara-metade", e com isso muitos ficam aterrorizados com a ideia de um relacionamento sério.

O mito apesar de romântico e atraente, elimina a necessidade de esforço da nossa parte..."não era pra ser..." Isso porque as pessoas não querem ter trabalho, querem as coisas prontas. É do carater do ser humano. Micro-ondas, café instantâneo, pílula para emagrecer...Felicidade num estalar de dedos.

Texto de  Cristiane Cardoso.


Moral da historia... São as peças diferentes que se completam no quebra cabeça, dentro de uma base onde Deus é centro, tudo é possivel, desde que haja responsabilidades, esforço e zelo um pelo outro (como na descrição perfeita de I Coríntios 13)

Só pessoas completas entendem ;)


2 comentários:

  1. Acho que minha alma gêmea viajou para algum planeta desconhecido. (rsss)

    ResponderExcluir
  2. Hahah Então aproveite que ela viajou e sinta-se livre para encontrar alguém que te faça feliz nesse planeta mesmo Jô!

    Abraços!

    Ronilma

    ResponderExcluir

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)