terça-feira, 28 de novembro de 2017

Orfeu e Eurídice

Hoje iremos conhecer o mito de Orfeu e Eurídice.


Orfeu era filho de Apolo (e neto de Zeus) e Calíope, a mussa da poesia épica. Seus símbolos são um pergaminho, a tábua e um estilete.



Camões, no início do Canto III de Os Lusíadas, pede a Calíope que o inspire para melhor contar a história de Portugal, como Vasco da Gama a relatou ao Rei de Melinde.

(Camões na gruta de Macau, em gravura de Desenne, 1817)

Orfeu nasceu com um talento incrível para música.



Com uma lira, dada pelo próprio Apolo, Orfeu viveu grandes aventuras, inclusive acompanhou o lendário Jasão e seus Argonautas na...


...Procura do Velocino de ouro, repetidamente, salvou o dia como quando sua música combateu a canção das sereias e também...

Em uma outra ocasião conseguiu aplacar o mar furioso, graças ao poder de sua música.


Um dia encontra uma ninfa chamada Eurídice e apaixona-se perdidamente por ela. Escrevia-lhe canções e poemas.

Uma observação desse que escreve: Em 1954, Vinicius de Morais, escreve uma peça teatral chamada Orfeu da Conceição, baseada no drama mitológico Orfeu e Eurídice. Um dos Temas de louvor de Orfeu a Eurídice.
Monólogo De Orfeu



...Eurídice se deliciava com tamanha devoção de Orfeu.


...E ela correspondeu ao seu amor, e então se casaram.


O amor do casal era conhecido por todos, mas então alguém começou a cair de paixão por Eurídice e desejá-la em segredo.

(Eurídice sendo perseguida por Aristeu no quadro "A Morte de Eurídice" por Niccolò dell'Abate (1552-1571)

Aristeu, outro filho de Apolo, a espiava todo dia e preparava uma chance
para tentar possuí-la.
Certo dia, caminhando tranquilamente pelas margens de um rio, se viu do nada sendo perseguida por Aristeu. Preocupada em escapar do seu perseguidor, a pobre ninfa não reparou que havia uma serpente escondida nos arbustos que a picou e subitamente, instantaneamente, lhe trouxe a morte.
Orfeu ficou destroçado com a morte cruel e prematura da esposa.



Todos os dias vagava pelo mundo e sentava nas margens do Rio cantando poemas que refletiam sua agonia e dor.


Os deuses e todos os seres estavam chocados e então estimularam Orfeu para ir em uma aventura perigosa, iria ao Submundo em busca de Eurídice.



Primeira coisa que fez foi encontrar Caronte, o barqueiro, que convenceu a levá-lo no seu barco para atravessar o Rio Estige.


A maioria dos seres não se atreviam a descer ao Hades, local povoado por horríveis criaturas e onde predominavam os mais penosos castigos e os piores sofrimentos. Então nosso herói foi se esquivando dos perigos do Submundo para recuperar sua amada.


Então conheceu o cão Cérbero, que conseguiu derrotar com sua música. Ovídio (Em Metamorfoses) descreve assim: "Desce aos Infernos e cativa a tudo e a todos com o seu agradável canto: as almas dos mortos, as Eumênides, o cão Cérbero, o ávido Tântalo, Íxion, as aves, as Bélides e até os deuses que dominam as moradas ctônias, Plutão e Perséfone. Os monstros tornaram-se dóceis, os castigados viram-se, por momento, aliviados de suas penas e todo sofrimento desapareceu.


E finalmente encontrou com os Senhores do Submundo.


Mas Persefones e seu Esposo não permitiriam que Orfeu levasse Eurídice do mundo dos mortos.


Então nosso herói aproximou-se de Perséfone e de Hades, o senhor das sombras, que detém os reinos infernais.


 Tocou as cordas, assim diz os versos: “Ó deuses do mundo posto sob a terra, no qual descemos todos nós, criaturas mortais; cessados os rodeios da palavra enganadora, se é lícito que vós permitis falar coisas verdadeiras, não desci para ver o tenebroso Tártaro, nem para vencer as três goelas cobertas de serpentes do monstro de Medusa: a causa da viagem é a minha esposa, tendo pisado numa víbora, o veneno nela se espalhou e tirou-lhe os anos crescentes. Desejei poder suportar, não negarei que eu tenha tentado: o Amor venceu. Este é um deus bem conhecido na região superior, se aqui o é, não sei, contudo penso que seja. Se a fama do antigo rapto não mentiu, o Amor também vos uniu. Por entre estes lugares plenos de terror, por entre este enorme caos e a sombra de vasto reino, suplico, refazei a vida prematura de Eurídice. Devemos todas as coisas a vós, e tendo vivido um pouco, mais lentamente ou mais rapidamente, nos impelimos para uma única sede. Para aqui nos dirigimos todos, esta é a última casa, e vós tendes vastíssimo domínio sobre o gênero humano. Ela também, quando já madura tiver percorrido anos suficientes, estará ao vosso poder: pedimos, por favor, aquilo que é necessário; porque se os fados me negam a graça em favor da esposa, estou decidido a não querer regressar, comprazei vós com a morte dos dois”.


As almas choravam por aquele que, tocando as cordas, dizia tais palavras. Orfeu foi capaz de convencê-los, mas Hades lhes impôs uma condição: o músico nunca poderia olhar para trás, na direção da esposa, enquanto não abandonasse o mundo das trevas. Do contrário Eurídice ficaria na terra dos mortos para sempre. Chamam Eurídice. Ela estava entre as sombras e caminhou com o passo lento por causa da ferida.


Então se deram as mãos e cruzaram o submundo.
 O caminho íngrime, árduo, obscuro, coberto de negra fumaça, é trilhado por entre a silenciosa escuridão.


Já estando longe, aproximaram-se da entrada do solo elevado:


 neste momento, temendo que ela o abandonasse e ávido de vê-la, o amante voltou os olhos, e...



 imediatamente ela foi reconduzida, e estendendo os braços para ser agarrada e esforçando-se para agarrar...


 Eurídice nada faz senão o corpo que se dissipava.



 E agora morta pela segunda vez nada murmura contra seu esposo (o que, de fato, haveria de se queixar, senão o fato de ser amada?). E ela disse um último “adeus”, que desde então com dificuldade ele compreendeu, e foi conduzida de novo para o mesmo lugar.


Orfeu recusaria todo encanto feminino. Algumas versões dizem que Orfeu foi morto, com paus e pedras, por mulheres da Trácia. Diz-se que o odiavam devida à fidelidade que Orfeu continuava a devotar a Eurídice.


E lamento dizer, mas é assim que termina o mito de Orfeu e Eurídice.

Mas por que Persefones e Hades não deixaram simplesmente Eurídice ir? Sendo que Hades e Persefones sabiam da dor da separação.


Porque apesar de tudo que fez Orfeu, Persefones o considerou um convarde que não amava verdadeiramente Eurídice. Pois se verdadeiramente a amasse, Orfeu morreria pra ficar com ela e juntos ficarem no Submundo.


Preferiu o lamento.

Assim que depois dessas reviravolta, chegamos ao final de nossa história e só me resta dizer


Fim


*Mito de Orfeu a partir dos versos 1-85 do livro X das Metamorfoses de Ovídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)