terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


Faz pouco mais de um mês, que me matriculei nas aulas de natação, não por uma paixão incontrolada pelo esporte, mas porque minha especialidade na natação sempre foi o “AFUNDAMENTO/AFOGAMENTO SINCRONIZADO, LIVRE.”

E aprender a nadar depois de adulta não foi nada fácil, principalmente nos primeiros dias...O primeiro contato com a piscina, com os outros alunos, bom, tem que ter mesmo força de vontade, sinceramente achei que ia desistir no primeiro dia, me senti um “E.T aquático”!

Além da vontade e principalmente necessidade, de aprender a nadar procurei saber os benefícios, pra ver se eu ficava mais estimulada, realmente a natação é um esporte completo, o único beneficio que não gostei, é em relação quantidade de calorias que se perde – 600 calorias por hora – UM ABSURDO!!!!! Onde eu vou parar?

Mas, fora isso, a natação é extremamente relaxante, depois de um dia de trabalho, mergulhar numa piscina é realmente muito bom! Consequencias: Mente e corpo saudáveis.

(Mas confesso, ainda não estou apaixonada pelo esporte não ,quando tiver nadando bem, vou fazer apenas uma vez por semana ,rsrs).

Agora veja só alguns benefícios desse esporte que agora faz parte do meu dia a dia.

•A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno do órgão vital.

•A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e lhes aporta maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria no processo respiratório.

•Retardamento das CONSEQUÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO, seja em termos físicos ou psicológicos. Diversas pesquisas certificam que uma pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.

•A natação ajuda a QUEIMAR CALORIAS (podendo chegar às 600 por hora) e colabora na definição da silhueta.

•DEFINE e ENRIJECE toda a musculatura.

•Aperfeiçoa, também, a coordenação motora e ATIVA A MEMÓRIA, na medida em que garante uma excelente OXIGENAÇÃO CEREBRAL.

É um dos grandes aliados no COMBATE AO STRESS, pois a enorme concentração necessária para conciliar respiração e movimentos leva a uma sublimação das tensões e a um distanciamento dos problemas do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)