sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PESQUISA SOBRE TEMPERATURA EM 5 CIDADES DA AMAZÔNIA PODE MUDAR A VIDA E HÁBITOS DA POPULAÇÃO.

Por Cristiane Sales

O clima urbano pode sofrer modificações de acordo com ação humana. A derrubada de árvores, a queima excessiva de lixo só faz com que os dados sobre a temperatura venham a aumentar a temperatura. A liberação do gás CO² na atmosfera ainda é alto. A estrutura urbanística da cidade é um fator de influência do clima na cidade.


Há indícios de que a temperatura venha a aumentar com o passar dos anos, é o que mostra o estudo feito pelo metereologista da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), João Feitosa. Ele diz, que a população não pode confundir, mudanças climáticas com clima urbano, e que há uma diferença. Nós temos aqui as chamadas mudanças climáticas e clima urbano, o clima urbano é aquilo que nós estudamos hoje sobre as ilhas de calor, eu to interessado em saber se tá aumentando a temperatura do ar em algumas cidades aqui da Amazônia, fala o metereologista sobre a pesquisa.

Em Santarém, Oeste do Pará a reclamação que se ouve em relação à alta temperatura é constante. Pelas ruas as pessoas usam guarda sol bebe água de cocô como forma de aliviar o calor, “o calor é tão grande que preciso ficar me abanando”, diz a gerente comercial, Darliene Justo.

Há quase 20, 30 anos atrás não se vivia um calor como este, diz o pesquisador. Os estudos feitos por um grupo da UFOPA, coordenador pelo professor vem investigar a chamada “ilha de calor”, ou seja, o aumento da temperatura média do ar de acordo com o crescimento e estrutura da cidade, diz Feitosa.


O estudo iniciou no ano de 2009, e é financiado pelo CNPQ (dfnn ). Macapá, Belém, Manaus, Santarém e Porto Velho são as cidades monitoras. O estudo é desenvolver o monitoramento do clima urbano em cidades de diferentes tamanhos na região amazônica brasileira. O relatório deve ser publicado até o ano que vêm.


A população pode adotar medidas que venham a amenizar o problema, isso vai mudar a rotina e vida da população destas cidades. Feitosa orienta que é preciso diminuir a quantidade de gases na atmosfera com medidas simples, mas que fazem a diferença. Com a organização e planejamento para construção de residências, o uso de telhas de brasilit pintadas de preferência na cor branca e ainda não fazer queimadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)