domingo, 15 de fevereiro de 2015

Nasce Galileu Galilei

No dia 15 de fevereiro de 1564, nasce Galileu Galilei, um dos maiores físicos da história e considerado o pai da cinemática e da mecânica

 Galileu Galilei foi um dos maiores físicos e astrônomos da história da humanidade. Nascido na Itália no dia 15 de fevereiro de 1564, foi o criador da teoria da cinemática e um dos pais da mecânica, física que estuda o movimento, e o principal defensor da teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Aos dez anos de idade, Galileu foi enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, onde ficou até os 17 anos quando saiu para estudar medicina na Universidade de Pisa. Abandonou o curso pouco tempo depois, ao iniciar-se em física, matemática e astronomia por conta própria.


Em 1592 passou a trabalhar suas teorias matemáticas em Pádua, onde ficou por anos. Em uma visita à Veneza teve notícias da criação da luneta em 1609, construiu sua própria e aperfeiçoou, com ela conseguiu comprovar ser verdadeira a teoria do Heliocentrismo, desenvolvida por Copérnico anos antes.
Em 1611, seu estudo sobre manchas solares onde defendia o sol como centro do sistema solar foi publicado e trouxe problemas a Galileu com sua igreja. Cinco anos depois foi obrigado pelo Papa a desmentir sua teoria me foi para Florença se afastando das pesquisas.
Anos depois publicou o livro “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”, que foi inserido no índex de livros proibidos da igreja católica e novamente foi obrigado a desmentir suas teses. Morreu no dia 8 de janeiro de 1642, aos 78 anos, em uma cidade próxima a Florença.

Fontes: InfoEscola-Galileu Galilei

Foi ele o primeiro a usar o telescópio para estudar o firmamento. Foi ele o primeiro a descobrir as luas de Júpiter, o primeiro a falar das manchas no Sol, o primeiro a reconhecer que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas e a sugerir que a Lua é montanhosa.


Terá sido Galileu Galilei, no século XVII, um dos primeiros a compreender que seria possível interpretar a Bíblia à luz dos novos conhecimentos científicos. 

 Foi ele também um dos primeiros a dizer que Ptolomeu estava enganado e que Copérnico tinha razão. A Terra girava em volta do Sol, e não o contrário. 


Estas declarações fizeram com que Galileu Galilei (1564-1642), um dos fundadores da ciência experimental moderna, entrasse em conflito com a igreja. Os jesuítas viram em seus ensinos as piores conseqüências para a igreja de Roma. O velho cientista foi julgado e obrigado a retratar-se. Ele o fez, mas dizem que ele murmurou: "Mas a Terra se move." Mais de 350 anos mais tarde, em 1992, o papa João Paulo II afirmou que erros foram cometidos na condenação de Galileu.

O caso de Galileu é talvez a maior ilustração da tensão entre a ciência e a religião. Houve outros casos desde então, mas onde quer que se discuta ciência e cristianismo, guerra e conflito vêm à tona. Andrew Dickson White até publicou A History of the Warfare of Science With Theology in Christendom em 1896

Galileu viveu uma época atribulada. Durante a Idade Média, muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras, mas depois do Concílio de Trento a Igreja passava a condenar esse comportamento. Galileu acabou condenado por desobediência e por proferir conteúdos contra a doutrina católica, por ignorância nestes temas, ao mesmo tempo que muitos clérigos apoiaram o geocentrismo e outros o heliocentrismo em disputas académicas.

No ano 2000, o Papa João Paulo II emitiu finalmente um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2.000 anos, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição.

 A História evidencia-nos que os cientistas, desde Galileu a Einstein, não se sentiram inibidos pelas suas crenças ou pela manifestação explícita de Fé.


"A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega."
Albert Einstein 
  
Assim como Galileu nós cristãos devemos aprender com a ciência, acreditando que o verdadeiro conhecimento te aproxima de Deus, porque Jesus é a verdade e vida.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)