terça-feira, 31 de outubro de 2017

Os 300 de Esparta



A historia começa anos após a batalha de Maratona.
Na Pérsia, havia um novo rei, que estava determinado a vingar a derrota de Maratona e de conquistar a Grécia e Europa.


 Seu nome era Xerxes e tem nada com o do filme, não era um gigante de 3 metros com voz profunda.
A lenda diz que Esparta seria destruída ou um rei descendente de Hércules teria que dar a sua vida e é então que surge  Leónidas. 
 Em Esparta, havia 2 reis, um político e outro militar (e era muito pouco provável que Leónidas seria rei, porque era o quarto filho). 
 Mas seus 3 irmãos mais velhos morreram sem deixar descendentes e por puro acaso, e contra todas as probabilidades, Leónidas foi coroado.

Voltemos para Xerxes rei da Pérsia que dirigia-se para a Grécia com (historiadores discutem os número) deixemos em 400 mil soldados.

 Eis que surgem más notícias, é que durantes as festas da Carnea não poderia haver guerra e também eram realizados os Jogos Olímpicos.

 Leónidas então decide levar seus 'melhores' (sua guarda pessoal) consistindo de 300 homens e somar com aliados.

 Na verdade não eram somente os 300  de Esparta, estavam entre eles os ilotas, micenos, espartanos, tespios, corintios, etc, etc, num total de 7 mil homens.
 Heródoto diz que havia 1 milhão persas, deixemos o número entre 250 e 400 mil, mesmo assim vs 7 mil era óbvio o massacre.
 A batalha durou 7 dias (embora combate mesmo houve em apenas 3 dias).
No primeiro dia Xerxes enviou um mensageiro e disse a Leónidas que...


 A batalha poderia ser evitada se Leonidas entregasse suas armas, Xerxes iria dar-lhe as melhores terras e o título de amigos.

 E assim começou a batalha.
"Molōn Labé" que significa algo como "Vem e tenta".


 Xerxes enviou outro mensageiro e se encontrou com 1 soldado com o nome Dieneces, e o mensageiro disse que:


 O exército persa dispararia milhares de flechas que cobririam o sol, Dieneces, zombou dele e disse: "Então é melhor, lutaremos na sombra"


 Xerxes percebeu que os espartanos não tinham medo e por último mandou 1 espião para ver o que eles estavam fazendo e encontraram brincando de...


 Depois de alguns exercícios, empilhar corpos e se prepararem para ficarem apresentáveis para o Hades, decidiram que era desnecessário prolongar o assunto e marcharam.

 Thermopylae é uma passagem tão estreita que não importa o número de inimigos, teriam que lutar em pequenos grupos para passar.

 E então no quinto dia Xerxes lançou seu exército contra os gregos, mas foram facilmente derrotados, os espartanos lutavam ombro a ombro...

 E os persas iam caindo, mas no mesmo dia, Xerxes decidiu enviar seus melhores soldados, "Os 10 - mil imortais".

 Morreram todos

 Os gregos também naquele dia não cederam um metro, não importa que tipo de soldados mandava Xerxes. Todos foram derrotados.


 No sexto dia, Xerxes pensou que os gregos, cansados e feridos seriam derrotados e mandou durante todo o dia milhares de homens.


 Novamente os persas não conseguiram nada e Xerxes recuou para o acampamento com medo. Alí esperava um homem chamado Ephialtes da Tessália.


 Efialtes esperava ser recompensado pelos persas e informou Xerxes que havia uma passagem de cabras que rodeavam as formações gregas e

Traiu os gregos e então os persas rodearam os espartanos durante a noite.
"Anos mais tarde, Efialtes morreria sem cobrar nada."


 Leonidas soube ao amanhecer que estavam quase cercados e chamou o Conselho de guerra. Decidiu-se que a maioria dos gregos fugissem e...


 Que avisassem as outras cidades enquanto ele e seus 300 permaneceriam... Também permaneceram 700 thespians, 400 tebanos e lutaram para economizar tempo

Nessa manhã morreu Leônidas e 2 exércitos continuaram lutando para ter o corpo do rei, finalmente, os gregos venceram, mas o fim se aproximava.


 Os tebanos se renderam, mas os espartanos conseguiram preservar com o corpo de seu rei dispostos a dar uma última batalha.


 Defenderam-se novamente e ganharam, mas Xerxes decidiu não sacrificar mais homens e disparou milhares de flechas para acabar com tudo.

 Assim morreram os 300 espartanos, protegendo o corpo do seu rei. Xerxes estava tão furioso que, quando um inimigo morria tratava com...



 Honra, mas pediu para cortar a cabeça de Leônidas e seu corpo foi crucificado. 
Os persas atingiram as cidades e ...

 ... Destruíram, mas  eventualmente os gregos reconstruiram Atenas e fizeram em mármore, e não de madeira como havia sido e temos isto até hoje.



 Um ano mais tarde os persas foram derrotados por mar pelos atenienses liderados por Temístocles e por terra pelos espartanos em plateias.

 Xerxes retirou-se para a Pérsia e deixou nas mãos de seus generais as batalhas (perdidas a propósito) e anos depois Xerxes morreu envenenado.

 Os 7 dias que os 300 batalharam eram para dar tempo de evacuar as cidades, os exércitos se juntarem e combaterem o inimigo... anos mais tarde surge a Grécia...

Clássica, dos filósofos, da democracia, que lançou as bases do mundo que conhecemos. (Apesar de que a Grécia só durou...

 50 anos, mas isso é outra história) graças aos espartanos, a história do mundo mudou.
E ainda hoje, no lugar onde morreram...


 Há uma placa que diz "Oh estrangeiros, vê e informe Esparta que aqui somos obedientes as suas ordens"

 E esses foram os Patriotas 300 de Esparta.



Fim.


Fonte: Bar de Barreto, estudante de Engenharia Civil e contador de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)