terça-feira, 5 de abril de 2011

Abril chegou!


Dia do hino nacional brasileiro, dia do jovem, dia nacional do livro, dia do JORNALISTA, Tiradentes, páscoa, dia mundial da saúde, descobrimento do Brasil. Quantas datas comemorátivas nesse mês! E gosto de cada uma delas.

Pra mim, o mês de abril é azul! E desde criança, minha mãe sempre fez parecer que o mês de abril era todo meu, cada dia , cada detalhe, desde primeiro de abril, começava a contagem regressiva para o meu aniversário.

_Faltam 14 dias. 13, 12...(Esse era o ritual da minha mãe e é até hoje), e mesmo que as vezes eu queira, lá em casa não me deixam esquecer.

Eu não gosto de natal, festa de ano novo, carnaval, comemorações que nunca fizeram sentido ou que trouxeram alegria para mim. Mas abril é realmente diferente.

Pra começar em cada esquina que eu vá, encontro chocolates dos mais variados (ebaaa!!!) há cores, alegria, festejos, flores, e todos os anos, o céu sempre ficava azulzinho como eu gosto, um azul que me enche de esperança e paz. (Espero que com esse tempo cada vez mais maluco, não chova muito esse ano)

E por gostar tanto desse mês, a cada dia vou colocar algo sobre o mês de abril aqui no blog (músicas, poesias,curiosidades, datas comemorativas) e começo com a origem do mês de abril.

Origem do mês de Abril

Abril tem origem na palavra latina aperire que significa abrir, que se relaciona com o desabrochar das flores.

Consagrado pelos romanos a Vénus,(deusa do amor e da paixão) era também designado por, mensis veneris, em homenagem à deusa.

Durante o mandato de Pompílio o mês só tinha 29 dias, retomando, com Júlio César, o número de dias que tem hoje.

Este mês era representado por Cupido, deus do amor. Na cabeça uma coroa de rosas associava-o à Primavera.


Fatos do dia - 05 de abril

1900
O príncipe de Galles, Eduardo VII, escapou de um atentado na estação de trem de Bruxelas. O autor queria se vingar das mortes provocadas por britânicos no sul da África.
1971
O vulcão italiano Etna, localizado na Sicília, entrou em erupção 20 anos depois da sua última manifestação.
2000
Morreu, aos 56 anos, a assaltante Djanir Suzano, a "Lili Carabina". Sua vida foi retratada no cinema em 1988 pela atriz Betty Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)