quarta-feira, 13 de abril de 2011

13 de abril

"...Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante..."

No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.
A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.

Nota pessoal --- A letra do Hino Nacional sempre me emociona, trás sempre aquele orgulho de ser brasileiro, pena que o patriotismo esteja quase em extinção....Aparece bastante nos estádios, jogos de futebol, mas fora dali, o patriotismo sai de cena e entra o "jeitinho brasileiro", que atropela a ética e a verdade, apenas para se dar bem a qualquer custo.
O Brasil é um lugar maravilhoso, mesmo em meio as dificuldades, você anda nas ruas, sorrí e é automaticamente correspondido! Somos um povo acolhedor, solidário , cheio de esperança e calor humano.
Um ponto negativo que tenho observado é a mania que o brasileiro tem de falar mal de tudo e de todos, da atendente , do vereador, da presidente...Quer um exemplo? Outro dia eu estava em uma fila de banco, e bastou uns 5 minutos para que um senhor começasse a reclamar da "demora", foi como um vírus se alastrando, e várias outras pessoas começaram a se estressar, reclamar, todo mundo ficou amigo em questão de segundos! Seria tão melhor se essa "unidade" que as pessoas tem nas filas para falar mal , fosse usada para recorrer aos órgãos responsáveis não? E assim buscar uma solução para o mal atendimento no serviço público, enfim...
É preciso ter inform AÇÂO ao invés de falação barata e desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)