sábado, 14 de maio de 2016

A lua e Júpiter bem pertinho...

Neste final de semana, 14 e 15 de maio de 2016, a Lua em fase crescente dá o show no céu ao lado (em distância angular) do brilhante planeta Júpiter.
A lua está a 393.000 km da Terra e Júpiter está distante 752 milhões de km da Terra, brilhando com magnitude -2,1. 
Neste sábado, 14 de maio é comemorado o International Astronomy Day - Dia Internacional da Astronomia, um evento anual que destina a fornecer um meio de interação entre o público em geral e os entusiastas da astronomia, grupos de astronomia, sociedades astronômicas locais e profissionais da área.
O tema do Dia Internacional da Astronomia de 2016 é "Trazer Astronomia para o povo", e neste dia especial da astronomia organizações em todo o mundo irão planejar eventos especiais em planetários, museus e observatórios.
Com luneta e telescópio neste sábado será possível observar as 4 luas galileanas. 
A lua Calixto será ocultada por Júpiter, em seguida a Grande Mancha Vermelha (GMV) estará visível e depois a lua Io é ocultada por Júpiter.
Quem possuir luneta e telescópio também poderá observar abaixo da Lua e Júpiter o famoso Tripleto de Leão, próximo da estrela Chertan (Theta Leonis). 

O tripleto de Leão é um magnífico grupo de galáxias em interação, situado a cerca de 35 milhões de anos-luz da Terra. Todas as galáxias são espirais, tal como a nossa própria Via Láctea, mas observadas da Terra os discos estão inclinados de diferentes ângulos relativamente à nossa linha de visão. 
O Tripleto de Leão é formado pelas galáxias espirais M 65, M66 e NGC 3628, que interagem entre si.
Aproveite para observar também a estrela múltipla Regulus (Alpha Leonis), a estrela mais brilhante da constelação de Leão, com magnitude +1,3. 
A estrela Regulus é uma das 4 estrelas guardiãs do céu na antiguidade.
Regulus é uma estrela múltipla muito bonita de observar a olho nu, e com instrumentos óticos, a estrela tem a cor branca-azulada. 
Esta estrela tem grande importância histórica, pois, há 4 000 anos, os povos do Hemisfério Norte se baseavam nela para registrar a passagem das estações.
Naquela época, o verão começava quando o Sol nascia em Leão, isso significava que, naquela época do ano, no momento em que o Sol começava a erguer-se, a estrela Regulus estava bem próxima ao horizonte, visível a leste. Atualmente isto já mudou por causa do movimento de Precessão da Terra, um movimento que a Terra realiza por completo a cada 25800 anos.
Os antigos persas eram ainda mais precisos. Eles dividiam a esfera celeste em quatro partes, correspondentes às quatro estações do ano, e seus marcos eram as estrelas Regulus, Antares, Fomalhaut e Aldebarã, as Estrelas-Reis, ou guardiãs do céu.
Regulus é um sistema múltiplo de estrelas, composto de quatro estrelas que são organizados em dois pares, ambas giram em torno de um centro comum, presas pela mútua atração gravitacional. 
A força gravitacional é tão grande que as estrelas ficam com o formato oblato, parecido com uma lentilha. 
Duas estrelas deste sistema múltiplo de Regulus podem ser observadas com uma simples luneta ou telescópio !
Por estar localizada próxima à Eclíptica, a Lua muitas vezes passa perto de Regulus ou até oculta a estrela múltipla em raras ocasiões. 
As estrelas Regulus estão distantes 77 anos-luz da Terra
Observe o céu da Bandeira do Brasil, com Marte e Saturno a leste.
https://www.facebook.com/OQueVerNoCeuAstronomia/photos/a.331943486984502.1073741828.331852660326918/584673478378167/?type=3&theater
No domingo, 15 de maio, a Lua estará iluminada 71%.
Novamente Júpiter dá o show, mas o espetáculo de suas luas e a GMV somente pode ser observado com lunetas e telescópios.
As 4 luas galileanas e a GMV estarão visíveis no início da noite.
Antes das 22 horas, a Lua Io faz um Eclipse em Júpiter.
No final do dia a lua Europa se aproxima de Io, observada da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)