quarta-feira, 23 de março de 2011

Nova espécie de peixe encontrada no igarapé Curuá, no Pará

Da EFE/Folha.com

Retirado do blog do Manuel Dutra
Um grupo de biólogos brasileiros descobriu uma nova espécie de peixe no rio Amazonas (foto), no santuário ecológico Calha Norte, informou a ONG Conservação Internacional, que promoveu a expedição.

Só se obteve um único exemplar do Stenolicmus ix, como foi denomado o pequeno peixe de água doce que difere de outros semelhantes pelo tamanho dos barbilhões nasais e maxilares --filamentos olfativos ou gustativos.

A nova espécie se destaca também por uma coloração com manchas na região dorsal do tronco, da qual herdou seu nome científico.

"É um peixe muito pequeno, que foi coletado quase no fim dos trabalhos no igarapé. Devido ao seu tamanho, acreditamos ser uma espécie difícil de ser encontrada, tanto que só conseguimos coletar um único individuo", explica o biólogo Wolmar Wosiacki, organizador da coleção ictiológica do Museu Paraense Emílio Goeldi e um dos responsáveis pela descrição da nova espécie.

O peixe foi encontrado no Igarapé Curuá, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, em uma das expedições realizadas à Calha Norte por pesquisadores do museu e da Universidade Federal do Pará.

Seu habitat é uma reserva no estado do Pará, que é considerada como o maior bloco de selva-floresta tropical protegido no mundo por seus quatro milhões de hectares de extensão.

Em associação com o Museu Goeldi, a ONG organizou sete expedições biológicas à Calha Norte entre 2008 e 2010.

A descoberta científica está publicada na última edição da "Revista Zootaxa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)