domingo, 23 de outubro de 2011

Filtros bioativos de areia, uma solução para doenças provocadas pela poluição das águas

Santarém (PA) - As mudanças climáticas que aumentam em todo o mundo neste início de século, inclusive na Amazônia, terão efeitos devastadores sobre a súde da população. Já é consenso entre muitos pesquisadores, que essas mudanças irão gerar um aumento de alergias, doenças transmitidas por mosquitos, assim como problemas intestinais decorrentes da falta de água potável.

As margens do maior rio de água doce do planeta, o rio Amazônas, a falta de água potável é sentida principalmente pela população ribeirinha e a taxa de mortalidade é alta para bebês, crianças e idosos em algumas vilas. O problema se agrava no período das cheias quando o nível dos rios aumenta e muitas casas chegam a ficar ilhadas por até 6 meses.

Para tentar solucionar o problema de doenças causadas pela poluição das águas, em 1999, uma parceria entre a Missão Projeto Amazonia (PAZ) e a organização Bolsa samaritana do Canadá , iniciou uma pequena linha de produção de filtros de água em Santarém, os chamados filtros biotivos de areia.

Os filtros foram desenvolvidos em 1988, pelo Dr. Davis Manz, da Universidade de Calgary-Canadá, e são considerados pela Organização Mundial de Saúde, como um dos filtros mais eficientes no mundo, devido sua tecnologia simples e de fácil manutenção.

Os filtros biotivos de areia, são especialmente apropriados para a Amazônia, pos podem ser construídos usando materiais baratos encontrados na região - cimento, areia e cascalho - ele destroi partículas e micro-organismos causadores da cólera, febróide e desinteria amebiana, fornecendo água potável para beber. (Fonte Missão PAZ).

Samuel Bentes de Vasconcelos - Funcionário responsável pela fábrica de filtros em Santarém, explica como funciona o processo dos filtros.

" A parte vermelha do filtro é espaço para o ar, a parte azul é composta por areia fina, que funciona como uma peneira, a branca é composta por areia grossa (quebradinho), a parte de baixo é composta por seixo.""A água é colocada na parte superior do filtro, onde há um prato difusor de cem furos, juntamente com um tipo de pedra ,que faz a água descer lentamente através do leito de areia. Nessa primeira parte já ficams sujeira e bacteiras maores, as que conseguirem sobreviver ao passar pela areia, vão morrer sem ar, na próxima divisão do filtro."

Esse funcionamento é uma combinação de processos biológicos e mecânicos, os micróbios que precisam ser removidos ,estão presos ou muito perto da superfície da areia, formando uma camada biológica. Os virus são absolvidos ou se ligam aos grãos de areia, por isso morrem com tempo. Conclui Samuel.

O filtro bioreia (mais conhecido por filtro de areia), tem medidas exatas que são fundamentais para o seu bom funcionamento, quando utilizado corretamente, pode remover de 95/97% de virus e bactérias e 100% de protozoários (amebas, vermes, tênias etc) Fonte Dr. Manz.
Um exemplo da eficácia do filtro de areia, pode ser dado através da comunidade de Aritapera, que fica há 4 horas de barco de Santarém. No ano de 2002, após o registro de morte de 3 crianças por contaminação da água,a missão Paz instalou 9 filtros de areia na comunidade. Em 2003 foi registrada uma morte por doença de contaminação de água, e de 2004 até o presente ano, nenhuma morte foi registrada na comunidade do Aritapera, decorrente da falta de tratamento da água (segundo dados da missão PAZ).

Esse monitoramento é feito constatemente por supervisores da Missão PAZ, que acompanham constantemente as comunidades ribeirinhas.

Para produção de um filtro gasta-se em média 180 reais, que é entregue aos ribeirinhos ao preço de 15 reais, para que se crie um senso de responsabilidade quanto ao filtro, por parte dos comunitários.

Até agora, cerca de 10 mil filtros já foram entregues em comunidades da bacia amazonica.

Fátima dos Santos, moradora da comunidade ribeirinha de Ilha do Bom Vento, casada e mãe de oito filhos, já passou por diversos problemas intestinais decorrentes da falta de água potável. Em 2009, todos os membros de sua família foram acometidos de verminoses, alem de apresentarem manchas de pele e alergias, que são doenças comuns onde não se tem água potável. No caso da familia de dona Fátima, essas doenças se manifestaram pela ingestão e uso da água barrenta do rio Amazônas e a distância dos hospitais e postos médicos, mas de acordo com ela, desde que teve a instalação do filtro bioareia em casa ,ninguém mais adoeceu em sua casa.

O objetivo da Missão PAZ é levar filtros a todas as comunidades ribeirinhas da bacia amazonica, um projeto simples, eficaz e que pode ser adotado em diversos lugares ,como media para prevenir ou combater doenças causadas pela poluição das águas. Um projeto que vem mudando a vida de milhares de pessoas.

Fotos: Nate Reutter/Ronilma Santos

2 comentários:

  1. Muito bom esses filtros...!!! Estou precisando do detalhamento de quanto é utilizado de arreia, de cascalho e de cimento para a produção de CADA UM desses filtros?
    e se tem algum objeto agregado nele, tipo torneira, ou qualquer outro objeto....por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, a melhor forma de de você obter essa informação é acessando o site da Missão Paz - http://www.missaopaz.com.

    Só não sei se eles topam em dar a quantidade exata, se não me engano, eles não fornecem, mas tenta lá.

    ResponderExcluir

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)