segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pará pode perder até o Marajó, motivo: descaso e abandono.

O processo de emancipação do Marajó esta previsto em um projeto arquivado em dezembro de 2007(O PDC 2.419/2002 de autoria do ex-deputado Benedito Dias). A proposta seria transformar a região em um território federal a partir da manifestação favorável da população paraense. Caso fosse aprovado, o território paraense perderia uma região com pouco mais de 480 mil habitantes formada por 16 arquipélagos que abriga municípios que juntos alcançam uma área equivalente a Holanda e Bélgica juntas.

Os argumentos dos que defendem a transformação da região em território reside no fato de ser um arquipélago mergulhado na pobreza onde se percebe um abandono nas áreas sociais e a população não dispõe nem de um hospital, fazendo com que a mesma recorra a Macapá, bem mais perto geograficamente. Sendo transformado em território os repasses de verbas viriam diretamente da União sem intermédio do Governo do Pará. Somado ao potencial pecuário, turístico e agrícola da região a qualidade de vida da população apresentaria melhoras significativa além de acabar com o isolamento da região, fazendo ainda com que o arquipélago passasse a ter representatividade no Congresso Nacional .

Assim, lideranças marajoaras defendem a retomada do projeto. Ele pode ser colocado em votação a qualquer momento por qualquer outro deputado que se dispuser a defender essa bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)