domingo, 23 de outubro de 2011

Comitê contra divisão do Pará enfrenta dificuldades financeiras em campanha

Sandra Rocha
Especial para o UOL Notícias
Em Belém

O presidente do comitê contra a criação do Estado do Tapajós, deputado Celso Sabino (PR), revelou que o grupo está tendo dificuldade de obter doações de campanha. Neste sábado (22) pela manhã, uma carreata com pouco mais de 30 veículos percorreu ruas da região central de Belém.

Segundo o deputado, a equipe de campanha tem batido à porta de empresários, mas a maioria recusou o pedido de ajuda. O diretor financeiro, vereador Abel Loureiro (DEM), não citou cifras, mas revelou que apenas 12 empresas de médio porte já fizeram doações.

“Estamos vivendo realmente a campanha do tostão contra o milhão. Estamos sobrevivendo das doações pessoais. Nossa vantagem é que estamos tendo adesão popular. Se alguém diz que quer dez adesivos, convenço-o a comprar”, diz Sabino.

De acordo com o deputado, a divulgação voluntária dos eventos promovidos pelo grupo tem sido uma alternativa à falta de recursos. A internet é a ferramenta mais utilizada, com compartilhamento de informações através do Facebook.

Tom Ferreira, administrador da conta “Diga não à divisão”, contabiliza 14 mil membros. O principal objetivo da página, segundo ele, é divulgar a agenda dos comitês contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás a partir do Pará.

Carreata

Ontem, a mobilização foi posta à prova pela segunda vez, com a segunda carreata pelas ruas da capital. O bairro escolhido foi o do Jurunas, um dos maiores de Belém.

O percurso realizado em cerca de duas horas reuniu cerca de 40 veículos. Em compensação, com a ajuda de um trio elétrico e dois carros-som, o grupo conseguiu chamar a atenção por onde passou.

Para atrair a atenção, Sabino contou com a ajuda do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), ex-prefeito da capital, e dos vereadores Abel Loureiro e Alfredo Costa (PT). Coube a eles acenarem para a população, enquanto assistentes distribuíam adesivos e bandeiras.

A carreata também permitiu a divulgação dos “jingles” do não à divisão. Um deles, que confronta o slogan da campanha separatista baseado na independência dos filhos que crescem, foi gravado pela banda Calypso. “Família não se separa”, diz um trecho da música que embalou a carreata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)