quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seminário Tapajós começa hoje na UFOPA

Começa hoje, dia 26 de outubro de 2011, em Santarém (PA), o Seminário “Perspectivas de Emancipação do Estado do Tapajós”. Promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica. A solenidade de abertura acontecerá às 18h30, no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado na entrada do Campus Tapajós, no bairro do Salé.

A palestra de abertura será ministrada, às 19h30, pelo Prof. Dr. Manuel Dutra, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que abordará o tema “A emancipação do estado do Tapajós numa perspectiva histórica”. Em seguida, haverá a apresentação do músico Sebastião Tapajós.

Organizado pelo GT-Tapajós, formado por professores da UFOPA, o evento visa a promover um amplo debate com a população da região sobre a divisão do território do Pará para a criação de novas unidades federativas, como o estado do Tapajós, na região Oeste do Pará, área de atuação da UFOPA.

Debate - Durante o evento serão discutidos temas relacionados à geopolítica e desenvolvimento regional do Oeste do Pará; economia regional e os cenários de desenvolvimento para um novo estado; gestão de recursos e ordenamento territorial; a divisão do Pará como estratégia para o desenvolvimento da Amazônia; entre outros.

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 8h30, a Profa. Dra. Bertha Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará a palestra “A geopolítica e o desenvolvimento regional no Oeste do Pará”. Coordenadora do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ), membro da Academia Brasileira de Ciências e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lyon III, Bertha Becker é referência em estudos sobre a geografia política da Amazônia e do Brasil. O tema será debatido pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte. O debate terá a moderação da Profa. Dra. Raimunda Monteiro, da UFOPA.

Às 10h30, o Prof. Francisco de Assis da Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA, apresentará a palestra “A economia regional e os cenários de desenvolvimento para um novo estado”. O tema será debatido pela Profa. Socorro Pena, da UFOPA, e terá a moderação do Prof. Sandro Leão, da UFOPA.

À tarde, a partir das 14h30, serão realizadas mesas-redondas sobre temas específicos como gestão de recursos e ordenamento territorial; arqueologia da região do Tapajós; movimento indígena; políticas nativas; etc. O evento termina às 20 horas, com a apresentação dos músicos Eduardo Dias e Batuque Perau; Roda de Curimbó; João Otaviano e Nato Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)