segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Primeira doação de órgãos

Dr. Erik Jennings em palestra sobre morte encefálica

Na noite de ontem (09), a Direção Técnica e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará promoveu a primeira atualização em Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos para profissionais, médicos e acadêmicos de medicina da Universidade do Estado Pará. O objetivo era repassar as novas informações que os membros da CIHDOTT receberam no último treinamento realizado nos últimos dias, em Belém, pela Central de Transplantes do Pará.
Médicos e colaboradores do HRBA
Estiveram presentes, o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi; o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings; o Promotor Público, Dr. Túlio Novaes; Dr. Emanuel Espósito, Coordenador CIHDOTT-HRBA; Dra. Lívia Corrêa e Castro, Intensivista, e o Assistente Social, Stephan Leite. Além dos palestrantes, médicos de outras especialidades, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram do evento para receber as novas orientações e conhecerem mais sobre os temas Doação, Captação e Transplantes de Órgãos, como por exemplo, Histórico e Legislação; O que é Transplantes e quais os tipos?; O que é morte encefálica? Manutenção do Doador e Acolhimento Familiar.
Promotor Túlio Novaes
O Promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Dr. Túlio Novaes, fez a abertura do evento ressaltando a importância do MPE no processo de implantação dos procedimentos de transplantes em Santarém. “Nós, enquanto representantes legais da sociedade, somos responsáveis, juntamente com outras entidades, pelo acompanhamento e incentivo desta evolução histórica da saúde da região. Estamos aqui para dizer que somos parceiros e que queremos o melhor para nossa população. Bem como somos fiscalizadores do processo, no que tange a melhor assistência médica aos pacientes e apoio assistencial aos seus familiares no momento adequado”, disse o Dr. Túlio.
Dr. Erik Jennings - Dir. Técnico do HRBA
Segundo o Diretor Técnico do HRBA, Dr. Erik Jennings, os primeiros passos para realizar o sonho de transplantes foram iniciados desde 2008 quando a Pró-Saúde assumiu a gestão do Hospital Regional. A previsão para os primeiros procedimentos em Santarém é para metade do segundo semestre deste ano, com transplantes renais. “Primeiro precisamos concluir a ampliação dos leitos de UTI(s) do Hospital Regional, porque sem a disponibilidade de UTI para suporte pós-operatório não é possível realizar transplantes e outros grandes procedimentos, como as cirurgias cardíacas. Hoje os profissionais da CIHDOTT já estão capacitados para avaliar e identificar um possível paciente com morte encefálica. Neste caso, hoje acionamos uma equipe da Central de Transplantes do Pará para vir buscar os órgãos aptos para transplantes”, explicou Dr. Erik Jennings.
Dr. Emaunel Espósito-Coord. CIHDOTT/HRBA
A principal etapa agora é o trabalho de educação da sociedade para esta nova realidade. Para o coordenador da CIHDOTT e do Centro de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, a conscientização dos familiares dos potenciais doadores é essencial para o sucesso do novo procedimento. “A população precisa entender a grande importância do gesto de solidariedade que é a doação de órgãos e tecidos. Cada cidadão deve ser educado para este ato e deixar claro para seus familiares sua decisão. Entendemos que o momento de perda não é fácil. Mas, que é nesta hora que podemos fazer a diferença na vida de muitas outras pessoas que estão na fila de espera por um órgão para ter esperança de viver”, destacou Dr. Emanuel.
Hebert Moreschi - Dir. Geral do HRBA
O Hospital Regional vai este ano intensificar a campanha educativa da importância da doação de órgãos juntos à sociedade. Além de massificar os esforços, com apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública, para o mais breve poder concluir a ampliação dos novos leitos de UTI. “Esse ano será de grande crescimento para o HRBA. O Governo do Estado está realizando grandes investimentos em nossos serviços. Destaco a expansão do atendimento oncológico, a duplicação dos leitos de UTI(s), que viabilizará a implantação das cirurgias cardíacas de alta complexidade, e já estamos aptos a realizar a captação de órgãos. A cada dia, o Hospital Regional amplia os seus serviços, melhora a sua resolutividade e traz mais segurança e qualidade em saúde para a População do Oeste do Pará”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)