quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Supermercado do amor" - Os cupidos modernos


Sites de encontros na internet alegam ter trazido métodos científicos para a velha questão de como encontrar bons pares. Mas será que é verdade?


Desde que há romance entre os seres humanos, outras pessoas tentam mediar os relacionamentos. Essas pessoas já foram pais, padres, amigos ou burocratas, mas sua motivação sempre é a mesma: elas achavam que sabiam formar casais melhor do que os próprios casais.

Hoje em dia, no entanto, há um cupido novo na aldeia: a internet. E ela é diferente dos velhos cupidos de duas maneiras. Primeiro, sua única motivação é o lucro. Segundo, solteiros em busca de um par estão fazendo fila para usá-lo, ao invés de reclamar do seu intrometimento. Isso porque sites de encontros na internet prometem duas coisas que nem os cupidos tradicionais nem encontros ao acaso em bares, pontos de ônibus e bar mitzvahs oferecem. Uma delas é uma gama muito maior de escolha entre possíveis parceiros. E a outra é um jeito cientificamente comprovado de formar casais que têm a ver um com o outro, aumentando as chances de um “felizes para sempre”.

O número maior de opções é inquestionável. Mas será que leva a melhores resultados? E será que os “algoritmos testados cientificamente” realmente funcionam, de formas que os cortejos tradicionais (ou, pelo menos, flertes) não conseguiriam? Essas são as perguntas feitas por uma equipe de psicólogos liderada por Eli Finkel da Northwestern University, em Illinois, em um estudo publicado – não por coincidência – um pouco antes do dia de São Valentim, o dia dos namorados nos Estados Unidos. Esse estudo, publicado na Psychological Science in the Public Interest, analisa estudos conduzidos por diversos grupos de psicólogos desde que o primeiro site de encontros online, Match.com, foi lançado em 1995. Finkel e seus colegas lançam um olhar crítico sobre o negócio de bilhões de dólares de encontros online, e continuam nem um pouco convencidos.

Continue lendo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)