sábado, 14 de novembro de 2015

A inércia e incapacidade do governo brasileiro para tomar medidas eficazes diante da tragédia em MG

Texto extraído da página de William Douglas - Juiz Federal


Penalizado por Paris.
Penalizado por MG.
Ambas tragédias são terríveis e sou solidário com ambas. Discordo da sede em Governador Valadares e nos sertões. Discordo dessa polarização q os brasileiros sempre fazem. Todas as tragédias e sedes são relevantes e merecem atenção.
Porém, o governo e a população da França estão agindo, em especial o Governo, de quem é a responsabilidade maior de agir.
E aqui? Falar daqui não é esquecer ou desprezar Paris, mas indagar porque nossos governos e imprensa estão abaixo do esperado.
Estou penalizado por Paris e MG,
Penalizado pela boite Kiss, pelas mortes diárias da violência urbana.
Penalizado Tb pela fartura dos políticos e seus amigos, cabos eleitorais e parentes. A nobreza francesa e nacional bebem Perrier.
A lama da Samarco é a metáfora da lama que soterra o país.
Quantas barragens dá para fazer com uma Copa e uma Olimpíada? Qtos hospitais? Quantas escolas?
Nossa Paris é aqui.
Estou Penalizado e devastado por tudo.
///- nossa Paris tem muito mais mortes e destruição. E mais silêncio.
A tragédia em MG tem menos atenção que a de Paris. Vermelho, azul e Branco não deveriam valer mais que verde e amarelo.
Mas anoto: os taxistas de Paris desligaram os taxímetros para levar a maior quantidade de pessoas para casa enquanto no nosso país a água mineral em MG vai a preços astronômicos. Antes, na zona serrana do ERJ, as verbas de socorro foram desviadas dos necessitados.
Todos devem ajudar, mas onde estão os governos e as empresas envolvidas?
Ouvimos falar de água com querosene. Mas pior são os governos.
Disseram que Dilma sobrevoou a área. Prefiro não acreditar.
A comitiva presidencial nos EUA teve mais carros e águas que MG.nossos cartões corporativos compram salmão, mas não água para MG. Isto me envergonha. 

Alerto que no acidente no golfo do México, a BP demorou meses para começar a pensar em alguma maneira de fechar o rombo que gerou o maior desastre ecológico com petróleo da história que só aconteceu por negligência deles pq houve alertas de vazamento e eles ignoraram porque a perfuração não estava batendo a meta. Eles pagaram muito, porque o governo cobrou muito, mas eles não foram proativos e nem responsáveis e preocupados.
O q houve em Mariana foi um acidente, foram cometidos erros etc, isso se discute depois. Aliás, não devemos ir na via fácil de demonizar a empresa, que ajudava a cidade, dava emprego e recolhia tributos.
A hora não é para multas nem demoras, mas socorro. Os governos não podem deixar isso apenas com a solidariedade das pessoas.

P q tanta agilidade contra os caminhoneiros e não em MG? Em ambos os casos temos pessoas desabastecidas. E no segundo a situação é ainda mais grave.
Estamos diante de uma tragédia onde todos perderam, em especial as pessoas que perderam a vida, parentes e casa, e diante de uma enorme tragédia ambiental.
Porém, escrevo para dizer de minha repulsa à inércia dos Governos Federal e Estadual, mais preocupados com multas do que com minimizar o sofrimento da população atingida.
O governo federal foi mais proativo para defender um traficante brasileiro na Indonésia do que para usar sua força para socorrer o povo mineiro.

Os aviões e helicópteros do governo fazem milhares de viagens com autoridades mas não se ouve de estarem sendo usados para levar socorro.
Aliás, onde está o avião que o Aecio usou 127 vezes? Onde está, pois será útil, o helicóptero do ERJ, aquele, q leva o pet do governador para sua casa de praia em Angra?
Inveja dos franceses, que não cobram as corridas e tiraram do poder a nobreza omissa. Inveja da França, eu confesso. Inveja dos seus governantes, que agiram com firmeza e de imediato.
Vergonha alheia por essa inércia.
Liberar FGTS? Sério ? Só isso? Para que? Para comprar água, alimentos e roupas que o governo já deveria ter mandado? Parece que o governo está querendo fazer ajuste fiscal e caixa na atual hora.
Levar quase um ano para nomear um ministro do STF já é péssimo, mas ficar parado quando pessoas estão desesperadas, isso é inominável. Não estou vendo medidas compatíveis com a proporção do problema.
Mesmo não sendo o poder "Executivo", quem está executando mais coisas é o MP e o Judiciário, que bloqueou dinheiro para USAR NO SOCORRO IMEDIATO ÀS VÍTIMAS.

Repito:
Vergonha alheia dessa inércia e dessa incapacidade de tomar medidas céleres e eficazes diante da tragédia.
Espero q os governos da União e dos Estados acordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)