segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CÂMARA DE SANTARÉM ALTERA EMENDA E EXIGE DIPLOMA PARA O CARGO DE JORNALISTA

Os jornalistas santarenos tiveram uma conquista histórica na manhã desta segunda-feira, 9. Em sessão na Câmara dos Vereadores, foi aprovada a alteração na emenda proposta pelo vereador Dayan Serique (PPS). Agora, só poderão concorrer ao cargo de Jornalista, para o concurso da Câmara, quem tiver o diploma do curso de Jornalismo. Foi criada, também, outra vaga na área de comunicação, mas para técnico.

A decisão coroa a luta dos jornalistas pela valorização profissional. Santarém contempla dois cursos de Jornalismo (FIT/Unama e Iespes) e já tem mais de 100 profissionais diplomados. Ressalta-se que a discussão em nenhum momento foi pela questão do concurso em si, mas pela mensagem que essa ação iria passar para a sociedade, de que a busca pelo conhecimento não vale a pena.


A Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) esteve presente nas reuniões e sempre demonstrou total apoio à luta dos jornalistas da região. A DRTap também destaca que em nenhum momento essa discussão aconteceu no sentido de desprivilegiar quem não possui o diploma, tanto que tem se esforçado para procurar formas de qualificar esses profissionais e integrar a categoria.

LUTA PELA EXIGÊNCIA

As discussões sobre a alteração da emenda proposta pelo vereador Dayan Serique iniciaram no dia 4 de agosto, quando um grupo de jornalistas se reuniu com os vereadores Henderson Pinto (DEM), Ronan Liberal Júnior (PMDB) e Sílvio Neto (PSD), que representaram o presidente da Câmara, Reginaldo Campos (PSB). Na ocasião, foram apresentados os argumentos em favor da exigência do diploma e mostrada a incoerência de se usar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) como base para alteração do texto original.


No dia 30 de outubro, o grupo se reuniu com o presidente da Casa. Campos assegurou que daria encaminhamento à proposta da classe de alterar a resolução e exigir o diploma para vaga de jornalista. A mudança, então, seria posta em votação na sessão do dia 4 de novembro, mas não houve quórum. Dessa forma, a pauta entrou em discussão nesta segunda-feira, 9, sendo aprovada.

Fonte: DRTap/Sinjor-PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Interaja comigo, deixe seu comentário ;)